Fórum E-Commerce Brasil 2017 & PROECOMMERCE

O Fórum E-Commerce Brasil 2017, ocorrido entre os dias 25 e 27 de julho, em São Paulo, é o principal evento de e-commerce da América Latina e o terceiro maior do mundo nesta modalidade de comércio. Em sua 8ª edição, reuniu mais de 13 mil congressistas, 150 expositores e 108 palestrantes em atividades técnicas e de negócios visando a excelência.

As inovações no evento já começaram pelo seu novo formato. Nesta edição, pela primeira vez, foi realizado durante três dias. O primeiro ficou reservado para o coquetel de abertura e a cerimônia de entrega das premiações em cinco categorias de um dos principais prêmios do segmento de e-commerce, que foi conduzida de forma irreverente e agradável pelo jornalista Marcelo Tas.

E aqui, particularmente, fico muito feliz, pois fiquei entre os cinco indicados na categoria Experiência, que reúne profissionais que inovaram na forma de se relacionar com o mercado, parceiros e clientes. Isso é motivo de muito orgulho, uma vez que os profissionais são indicados por pessoas do mercado e essa foi a segunda vez que isso ocorreu. A outra foi em 2015, onde conquiste o prêmio.

Os outros dois dias de evento foram dedicados a palestras e network/visitação aos mais de 150 estandes onde eram ofertadas soluções para o ecossistema de e-commerce, desde ferramentas de otimização de e-mail até os grandes players de marketplace.

As palestras foram um dos destaques desta edição, ocorrendo simultaneamente e divididas em três auditórios (Vendas, Tecnologia e Gestão). Elas conseguiram prender a atenção do público com conteúdos de alto nível, explanações técnicas e painéis com participação de grandes personalidades do mundo digital e da economia.

Uma das palestras mais esperadas era a de Arnaldo Jabor, quase um “Bombril”. Jabor é cineasta, roteirista, diretor de cinema e TV, produtor cinematográfico, dramaturgo, crítico, jornalista e escritor. Talvez por isso o auditório já estivesse lotado dez minutos antes de começar a palestra.

Com sua forma característica de abordar os temas, em especial economia e politica, Jabor analisou o cenário atual do país e, entre ironias e duras verdades, trouxe reflexões importantes para a plateia que o assistia de forma compenetrada. Algumas das frases que marcaram sua palestra:

– “O Brasil é tão frágil que um açougueiro muda a vida do país de um dia para outro”;

– “É histórico, brasileiro possui certa admiração por ladrões”;

– “Da forma que as coisas estão acontecendo, PC Farias (tesoureiro do Collor) hoje seria julgado no tribunal de pequenas causas”;

– “O pior homem (Trump) do mundo governando o melhor país do mundo (EUA).”

Outro momento muito aguardado, que chegou a causar filas na porta do Auditório Vendas, foi o painel da jornalista, empresária e consultora de moda Gloria Kalil, que abordou a influência do digital na produção e venda da moda. Durante este painel, ela, que desde 1995 dedica-se à consultoria de estilo e negócios ligados ao campo da moda e do comportamento, trouxe algumas reflexões importantes:

– “No Brasil o consumo é considerado uma forma de lazer”;

– “A forma de consumirmos moda mudou, agora a rua influencia a alta costura e não mais o contrário”;

– “A moda é pulverizada, não há mais uma única forma de fazer e estar na moda.”

E neste cenário, repleto de troca de conhecimento, de aprendizado e de inovação, que com a galera da Escola do Marketing Digital demos continuidade ao projeto Pró-e-commerce.

Este projeto tem como objetivo fomentar e levar conhecimento a todos aqueles que querem participar deste segmento, que está em franco crescimento, seja empreendendo ou para quem quer trabalhar dentro de uma empresa do digital.

Durante o evento convidamos profissionais que possuem muita experiência e que são referências no mercado para compartilhar seu conhecimento e, em diferentes perspectivas, abordamos os principais pontos que envolvem o segmento de e-commerce e irão complementar as aulas dos nove módulos do curso.

Alguns dos profissionais que participaram do bate-papo e os respectivos pontos que abobadamos:

  • Hygor Souza – Head da agência CoreBiz – Loja Virtual no ar: como faço para levar tráfego até ela e como uma agência de performance pode auxiliar;
  • Raphael Tome – Head do Site Blindado – A importância e como proteger a sua loja virtual contra ataques e tentativas de fraude;
  • Eduardo Oliveira – CEO da F1 Soluções – Os principais pontos a ser avaliados na hora de escolher um plataforma para fazemos nossa loja virtual;
  • Tiago Dalvi – CEO e Fundador da Olist – Como o pequeno e médio lojista virtual pode participar dos grandes marketplace do país e quais as vantagens deste modelo de negócio;
  • Greyce Ugadin – Especialista Comercial no Mercado BackOffice (solução de ERP do Mercado Livre) – Qual o papel de um sistema de ERP em uma Loja Virtual, suas funcionalidades e a importância no aumento da performance da loja;
  • Rodrigo Bandeira – VP da ABCOMM Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – Cenários do e-commerce no Brasil e no mundo, quais os próximos desafios e o papel da ABCOMM no fomento do segmento;
  • Igor Ruas – Head AGF/ Maior Fraqueada dos Correios no RJ – Como trabalhar de forma eficiente com os Correios, o maior operador do logístico do país.

Assim, um evento, que começou tão especial com a premiação, é encerrado de forma gratificante e em grande estilo através de palestras provocantes e com a produção de matérias muito ricas, produzidas com grandes profissionais do segmento e a Escola do Marketing Digital. Tenho certeza que elas irão ajudar muito os participantes do PROECOMMERCE.


Quer aprender o passo-a-passo para montar o seu E-commerce? Aprenda como fazer o planejamento, gestão, plataformas, segurança e muito mais para gerenciar uma loja virtual de sucesso! Clique aqui e saiba mais sobre o curso PROECOMMERCE!

Leave A Comment?